Algumas dicas de Saúde

Tenha um Envelhecimento ativo

Primeira Consulta Gratuita
Desidratação

Desidratação

Com o avanço da idade, o índice de água no organismo diminui drasticamente, chegando a 50%, fazendo com que a desidratação em idosos ocorra mais rápida e facilmente do que se pode imaginar.

Estudos apontam que a falta de água no organismo é o grande vilão que provoca a confusão mental, sintoma muito comum nessa faixa etária e que às vezes acaba sendo confundido com outras doenças e, também, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito.

E muito fácil evitar tudo isso, veja como :

1. Como a desidratação nos idosos ocorre rapidamente, sugere-se que a ingestão de água deva acontecer, de forma obrigatória, a cada duas horas;

2. Sempre ofereça não só água, mas também sucos ou bebidas que sejam saudáveis. Por conta da capacidade de sentir sede e aceitar água que vai diminuindo com a idade, os idosos se esquecem de beber água com muita frequência;

3. Faça plaquinhas com a frase “Beba Água” e coloque próximo aos bebedouros da casa;

4. Cole recadinhos na geladeira e espelhos incentivando essa prática;

5. Deixe a água com um sabor suave utilizando limão, laranja, maçã, gengibre, hortelã, manjericão ou as ervas, frutas e legumes da preferência da pessoa;

6. A família e os cuidadores devem sempre observar e incentivar a ingestão de água;

7. Beba água e ofereça água a todos à sua volta. Beber água é prevenir doenças!

Dúvidas mais comuns

Dúvidas mais comuns

Conheça as dúvidas mais frequentes que as pessoas tem quando se trata de consulta Geriátrica


Quais são as dúvidas mais comuns dos pacientes do geriatra?

Eles querem saber se existe algum remédio que não estão tomando e que deveriam tomar, querem uma vitamina, uma solução simples.

Outra dúvida muito comum é saber quais as chances de desenvolver uma doença igual ao pai ou à mãe. Ter um geriatra de confiança para responder essas questões é de extrema importância.

Só devo procurar o geriatra quando me sentir velho?

É preconceituoso achar que não se está na idade de ir ao geriatra, não assumir que ele fará diferença na vida dali para frente.

O geriatra conduz o envelhecimento pelo ritmo que deveria ser conduzido e não como muitas vezes acabamos fazendo por conta dos nossos hábitos errados.

As pessoas precisam parar de se iludir. Não existe solução mágica.

Elas não vão fugir do envelhecimento ou ter uma velhice adequada sem esforço e sem empenho. Trata-se de um processo de autogestão.

Quando procurar um geriatra?

A idade mínima para visitar o geriatra não se restringe apenas para quem tem 50 anos ou mais. Para os homens, o aniversário de 30 anos representa o início do declínio hormonal, e essa regra vale para as mulheres.

A chegada da menopausa, aos 40 ou 50 anos, é o alerta para buscar o especialista em envelhecimento.

As pessoas ainda têm receio em visitar o geriatra antes de envelhecerem!

Abandone os preconceitos e abrace a ideia de que a velhice virá, saudável ou não! Procure um geriatra de confiança.

Temperaturas altas podem comprometer a saúde dos idosos.

Temperaturas altas podem comprometer a saúde dos idosos.

As altas temperaturas características do verão requerem cuidados aos idosos devido ao risco de hipertermia, que ocorre quando a temperatura do corpo fica acima de 37,4 ºC.

No verão, é importante que o idoso beba grande quantidade de água durante todo o dia. Idosos, por natureza, não sentem sede, portanto, devem ficar atentos a ingestão de água e/ou líquidos ao longo de todo o dia.

Devem procurar abrigo em lugares cobertos ou em áreas que possuam ar-condicionado.

Devem se vestir com roupas leves e de cor clara e evitar atividades extenuantes na parte mais quente do dia (entre 10h e 16h).

Devem, ainda, usar filtro solar, chapéu ou boné ao sair no sol e evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação.

Se sentir cansaço, náuseas, tonturas, ou desenvolver dores de cabeça, devem sair imediatamente do sol, procurando abrigar-se numa sombra, local arejado e procure beber bastante água.

Por Rubens de Fraga Júnior.

Viva com mais Saúde e bem estar!

Agende sua consulta com o Dr. Rodrigo Macarielli Correa.

Agendar Consulta